segunda-feira, março 06, 2006

"Levanta-te e vem para o meio"

Hoje de manhã falamos sobre preconceito na escola, tema que coincidentemente estava no post do Racio Símio de ontem. Como não podia deixar de ser, eu fiquei "filosofando" sobre o assunto o tempo todo, e tentei ir até o fundo...


1. Se alguém veste a camisa de uma banda que eu gosto, logicamente vou possuir um bom conceito relacionado a essa pessoa (pelo menos até que prove o contrário).
Ou seja: o preconceito nem sempre leva a um bloqueio social, pode ter efeito reverso: aproximar as pessoas. É algo cotidiano (mais do que se imagina).

2. Os preconceitos mais conhecidos (homofobia, xenofobia, racismo...), só se tornaram vulgares por terem raízes históricas, por gerarem conflitos, ou simplesmente por não serem admitidos culturalmente (preconceito por coisas fora do convencional). Na Grécia antiga, por exemplo, os homossexuais não eram considerados “pecadores”.

3. O preconceito tem raiz na razão, pois precisamos ser racionais para criar conceitos, e ao mesmo tempo no instinto de se dividir em grupos.

4. De alguma forma ele é uma espécie de “paladar racional”, que move nossas relações sociais, evitando aqueles que em nossa opinião não trariam algo de positivo de acordo com nosso modo de ver o mundo.

5. Para acabar com o preconceito seria necessário acabar com as diferenças humanas - criar um mundo de cheio de epsilões e betas - mas atenuar o mesmo seria sinal de mais tolerância e racionalidade.

É, eu acho que é isso. Na realidade foram conceitos que “construí” sem nenhum embasamento, mas acho que são produtivos de alguma maneira.

"EU ODEIO REBELDES!!" Pronto, desabafei...

5 Comentários:

 

O tema preconceito está sempre em pauta. E eu não vou ser hipócrita de mentir, e dizer que não tenho nenhum. Pelo contrário. Vivo criando estereótipos, pré-julgamentos, sendo arrogante em relação "ao resto" do mundo, etc.
Mas fazer o quê? O mundo é movido pelo preconceito. É parte da natureza humana.
 

comentado por:Blogger Kaio, 3/06/2006 03:43:00 PM    

eu não, eu adoro rebeldes! tanto quanto CALYPSO!


bom, segundo a minha concepção, homofobia e xenofobia não são bem preconceitos, e sim uma modalidade de preconceito exacerbado... onde, além do cara não ir com a cara do sujeito... ele deseja sua morte =D
 

comentado por:Anonymous Anônimo, 3/06/2006 06:49:00 PM    

oras. tem gente que tem pavor de escuro. eu tenho pavor de alemão. :O  

comentado por:Anonymous Anônimo, 3/06/2006 07:00:00 PM    

aah. obrigado pelo elogio lá no meu blog. graças aos céus eu não alugo filmes desse tipo que você mencionou, mas sou obrigada a conviver com o tipo de gente que faz isso... :/  

comentado por:Anonymous Anônimo, 3/06/2006 07:22:00 PM    

Eu acredito que eu tenha algum preconceito, mas ainda não sei qual...mas as vezes nao é preconceito, é uma irritaçãozinha, ai ai, a quem isso interessa meus Deus?
:}
 

comentado por:Anonymous Anônimo, 3/07/2006 12:25:00 PM  

Comentar


Arquivos

     

 

Blog

Lazy Bones é poesia. É expressão multicolor no telhado da casa da vizinha, com os gatos miando e tudo. Oi.

 

Aquele que vos escreve:

 

MSN / E-mail: dorgiva.barros@hotmail.com

 

Últimas

Links

nem pense em clicar aqui

without a trace - sétima arte e entretenimento

ato ou efeito - um blog quente (heh)

 

Sobras

 

 

RSS

powered by blogger