quinta-feira, março 02, 2006

Hierarquia Escolar

Funcionários Superiores
Fazem parte do grupo de "funcionários superiores" os diretores, coordenadores e outros que nem lembro... Este grupo só fica abaixo do dono do colégio - que executa funções tão batidas (beijar alunos, dizer que o colégio vai melhorar, fazer discursos em festas e ocasionalmente amedrontar alunos que entram em sua sala) que decidi nem colocar aqui.

Funcionários Menores
Faxineiros, recepcionistas, porteiros. Os funcionários que mantém a escola viva e pulsante para os outros preguiçosos desfrutarem de um ambiente controlado e limpo sem fazer esforço.

Professores
Tem uma posição abaixo dos funcionários comuns apenas pelo fato de mexerem diretamente com a escória de todo esse sistema: os alunos. Os professores são aqueles, que, egocêntricos por natureza, acreditam que possuem todo o conhecimento e ainda fazem questão de afirmar que suas matérias são estritamente necessárias no cotidiano:
- Professor, pra quê saber o teorema de Pitágoras?
- Pra passar de ano...

Alunos
No final das contas eles são apenas mais tijolos no muro... Literalmente. Estudando a história escolar vocês perceberão claramente que os alunos foram inseridos muito mais tarde apenas por fatores econômicos. A escola sem alunos era uma utopia: os professores tinham suas matérias respeitadas devidamente, os diretores e coordenadores não precisavam fingir gostar dos alunos, e os faxineiros olhavam com orgulho pro chão sem nenhum indício de Catchup...

Mas, como já dito: isso não dava muito lucro...

PS.: Texto fictício, inspirado por another brick on the wall. Eles NÃO representam minha opinião real sobre a instituição escolar: os alunos são os melhores e os professores são bem mais egocêntricos que aquilo representado no texto

8 Comentários:

 

A internet possibilitou um mundo de informações e várias possibilidades de conhecimento, como nem tudo é perfeito, a própria, possibilitou também a exposição de idéias egocêntricas e inúteis sobre determinados temas... Cabe ao próprio leitor fazer a seleção entre o que seria útil para contribuir com sua formação social e cultural e o que seria de certa forma irrevogavelmente inútil como essa sua matéria... Desejo que busque melhores fundamentos para o seu artigo. Felicidades.  

comentado por:Anonymous Anônimo, 5/20/2009 09:15:00 AM    

Como podem uma pessoa perder tanto tempo em escrever tanto lixo como esse aqui citado.
Sou da área de educação e me sinto enojado com essa matéria postada aqui. Se de um lado o nosso sistema de educação não esta tão bem organizado a ponto de oferecer o que idealizamos por que não fazer o mesmo esforço como o feito aqui por buscar soluções a apresentar as nossas autoridades, em conjunto com o povo necessitado.
Descrever dessa forma os superiores, professores, funcionários e mesmo os alunos, caracterizando esse papel que não visa em nada a fortalecer a imagem de nossa educação e mesmo a nos mesmo, gera um ato de desrespeito a nos mesmo.
O que esperar do futuro de nossa educação quando ai invés de designar soluções, tachamos dessa forma e ainda ficamos sentados como se dono da razão fosse.
Um mundo melhor so será possível quando estivermos a fim de contribuir com essa Idea, e por fazer dela nossos sonhos.
Lamentável.

Josenildo da Silva
Consultor, Desingn, Programador.
Site: www.ebahh.com.br
Contato: nildo@ebahh.com.br
Msn: nil_do@live.com
 

comentado por:Anonymous Anônimo, 4/27/2011 09:48:00 AM    

O texto sendo útil ou não. É basicamente a realidade em certas escolas, infelizmente.  

comentado por:Anonymous Anônimo, 6/25/2011 10:18:00 AM    

É por isso que estou começando uma nova graduação, administração. Ser administradora de uma instituição pública é mais fácil do que ser professora pois, na falta de papel A4 os relatórios esperam mas, na falta da merenda escolar as crianças não esperam, afinal elas estão com fome e o governo pouco se importa com isso e nós é que temos que vender picolé, balas, fazer rifas, bingos para manter a instituiçao. Isso é uma vergonha...  

comentado por:Blogger shirley, 9/24/2011 01:26:00 PM    

EEU ESTOU FAZENDO UM TRABALHO SOBRE HIERARQUIA E RETIREI MINHAS FONTES TODAS DESTE SITE! ! PARABENS VCS ME AJUDARAM MUITO!!SOU UMA ALUNA EXEMPLAR E MUITO MESMO PARABENS MAIS UMA VEZ POR ISSSO!!!  

comentado por:Anonymous Anônimo, 11/23/2011 10:34:00 AM    

pessoas sem cultura e sem educação perdem tempo escrevendo um texto(lixo) desse tipo.  

comentado por:Anonymous Anônimo, 3/31/2012 10:21:00 AM    

Chama a gente de sem cultura mas se prestou para procurar sobre o assunto e ler este texto QUE BONITO EM  

comentado por:Anonymous Anônimo, 6/11/2012 09:38:00 PM    

é isso mesmo...tem muitas escolas assim infelizmente estou numa delas..e com muita vontade de sair...correndoooo...não consigo mais engolir...  

comentado por:Anonymous Anônimo, 9/13/2012 07:17:00 PM  

Comentar


Arquivos

     

 

Blog

Lazy Bones é poesia. É expressão multicolor no telhado da casa da vizinha, com os gatos miando e tudo. Oi.

 

Aquele que vos escreve:

 

MSN / E-mail: dorgiva.barros@hotmail.com

 

Últimas

Links

nem pense em clicar aqui

without a trace - sétima arte e entretenimento

ato ou efeito - um blog quente (heh)

 

Sobras

 

 

RSS

powered by blogger